segunda-feira, 12 de maio de 2014

Pesquisa de Campo



Boa tarde alunos! Pesquisa de campo da disciplina Educação e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC - movimentou nossa segunda-feira chuvosa, nossa dupla , euzimha que vos escrevo e a Izabel Sapucaia escolhemos a Escola Estadual Prof. Virgínio de Campos situada no bairro da Pajuçara. Fomos recepcionadas pela diretora Clarice e a Professora Eveline que nos deixaram extremamente à vontade para aplicação do questionário. Mãos à obra para a segunda parte da pesquisa onde contaremos com a ajuda de colaboradores do Rio Grande do Norte!  E em breve postaremos o resultado.

Siga-nos no twitter: @gemouraal @izabelsapucaia

Fotos: Gessylia Moura

sábado, 10 de maio de 2014

Com humor, professor carioca populariza matemática no YouTube






A matemática carrega a fama de ser uma das disciplinas menos querida dos estudantes. E foi pensando em tornar o aprendizado dos cálculos mais acessível e divertido que o professor carioca Rafael Procopio, 30, levou o conteúdo da sala de aula para a internet.
Procopio é o criador do Matemática Rio, canal do YouTube com vídeos gratuitos de matemática voltado para o ensino médio e fundamental. O canal tem mais de 40 mil inscritos e produz vídeos que oferecem conteúdo objetivo e acessível a quem precisa.

O projeto começou em 2010, quando o professor passou a dar aulas na escola pública Rosa da Fonseca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ele queria gravar vídeos das aulas para os alunos consultarem. As primeiras gravações saíram praticamente no improviso. "Eu fazia vídeos bem toscos no começo", lembra o professor. Com o tempo, as visualizações aumentaram e ele começou a testar novos equipamentos, formatos e apostar num estilo próprio.

"Comecei a colocar piadas e fazer paródias. Em vez de ficar só o quadro negro e a minha voz, eu resolvi aparecer também, mostrar a minha cara e isso ganhou um certo destaque", conta Procopio.

A fórmula de vídeos curtos que misturam conhecimento e humor em exemplos de como a matemática está presente na vida dos adolescentes deu certo. Hoje o Matemática Rio recebe acessos de todos os lugares do Brasil e também do exterior, de países como Portugal e Angola. Em seus conteúdos, ele já usou o exemplo de vampiros para explicar uma função exponencial, explicou o preço do Playstation 4 e fez uma paródia da música do Sorriso Maroto para explicar a regra de sinais.

Autodidata, é o próprio professor quem faz o roteiro, a produção, a filmagem, a edição, inclusive as animações de resolução de fórmulas e problemas. Um vídeo leva até dois dias para ficar pronto e o trabalho é feito nas horas vagas, especialmente durante a madrugada.

O maior sucesso é o vídeo Bonde das Matemáticas, uma paródia do funk "Quadradinho de 8", do Bonde das Maravilhas. Procopio escreveu a letra da música, e um grupo de humor produziu. Publicado em maio deste ano, o vídeo ultrapassou 6 milhões de visualizações no YouTube e entrou na retrospectiva do site como um dos mais assistidos de 2013 no Brasil.

"As aulas eram um pouco desinteressantes. Era aquela matemática chata. Aí eu percebi que quando a gente bota energia naquilo que faz, coloca humor, isso motiva o aluno e o adolescente", comenta ele, que afirma que nos últimos dois anos o desempenho dos seus alunos melhorou com ajuda dos vídeos.

Outra paródia de sucesso foi o Show das Matemáticas, gravado com a ajuda de alunas e que brinca com operações matemáticas usando o hit da cantora Anitta. O cenário é a escola Rosa da Fonseca. O vídeo tem quase 300 mil visualizações.

A instituição, aliás, abraçou o projeto de Procópio e serviu de locação para outras gravações que também contaram com a atuação de alguns estudantes do 6º e 9º anos em pequenos esquetes. "Tem aluno que pede autógrafo e quer tirar foto junto. É engraçado porque você acaba ficando meio famoso", brinca Procopio.

Os vídeos também são usados como apoio em sala de aula. Com a ajuda de um projetor e de caixas de som, o professor projeta o vídeo na lousa e utiliza o conteúdo como uma introdução a um determinado assunto.




Veja matéria completa: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/27/com-humor-professor-carioca-populariza-matematica-no-youtube.htm

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Papel e caneta são melhores para memória do que computador, diz pesquisa





Um estudo publicado recentemente na revista científica "Psychological Science" indica que fazer anotações no papel é melhor para o estudo do que fazê-las em computadores.

De acordo com a pesquisa, os participantes que fizeram notas em papel sobre algumas palestras tiveram melhor desempenho nos testes realizados posteriormente do que os que usaram o notebook, mesmo com ele desconectado da internet.

O levantamento foi feito com estudantes das universidades norte-americanas de Princeton e UCLA (Universidade da Califórnia).

Em um dos testes realizados, os pesquisadores exibiram uma palestra online a 65 alunos. Alguns deles puderam utilizar o notebook -- desconectado da internet -- para fazer suas anotações, enquanto outra parte utilizou caneta e papel. Todos foram orientados a usar as estratégias que normalmente usam para fazer suas notas.

Depois de 30 minutos, os participantes responderam a um teste com questões sobre os assuntos abordados na palestra.

Os que usaram canetas registraram de 100 a 150 palavras a menos dos que os que digitaram suas anotações. No entanto, o grupo que usou o notebook teve uma compreensão mais rasa dos conteúdos apresentados, principalmente porque muitos acabaram transcrevendo o que ouviram em vez de refletir sobre o assunto e destacar apenas os pontos importantes.

Diante desse resultado, o estudo alerta que transcrever algo literalmente ao invés de processar as informações e reformular o conteúdo com as próprias palavras é prejudicial para a aprendizagem. Além da eficiência de usar o papel, os pesquisadores identificaram que revisar os conteúdos antes de um teste também é benéfico para o aprendizado.

O levantamento foi realizado por Daniel Oppenheimer, da Universidade da Califórnia, e Pam Mueller, da Universidade de Princeton.

Qual sua opinião???

Fonte:UOL Papel e caneta são melhores para memória do que computador, diz pesquisa

domingo, 4 de maio de 2014

Aprendizagem Personalizada

       Olá pessoal!Postamos aqui um vídeo muito interessante sobre aprendizagem personalizada,quais são os benefícios de sua utilização,quais suas características e uma discussão sobre  se e como é possível inserir essa metodologia nas escolas pública.