segunda-feira, 28 de abril de 2014

O que são as Wikis?

Wiki - Criação

Um Wiki é uma coleção de páginas construídas coletivamente. Começa com uma página inicial onde se declara seus objetivos. Basicamente uma página Wiki é uma página web em que todas as pessoas da turma podem trabalhar juntas diretamente no browser, sem precisar conhecer HTML. Os alunos podem editar essa página ou acrescentar novas páginas criando links (ligações) para as novas páginas. Versões antigas de cada página podem ser vistas para observar o histórico de construção do conteúdo.
O termo Wiki vem da expressão Hawaiana "Wiki wiki" que significa muito rápido. Em Moodle, podem ser usados como uma poderosa ferramenta de trabalho colaborativo. Todos os alunos de um curso podem trabalhar em um ou mais Wikis ou pode-se criar Wikis para grupos de alunos e apenas os alunos do grupo podem editar o conteúdo das páginas. A seguir, tela de configuração para a atividade wiki.





domingo, 13 de abril de 2014

Nossos primeiros professores



Olá alunos!

Deixamos aqui este vídeo em homenagem aos nossos primeiros professores.
Uma excelente semana á todos!!



quinta-feira, 10 de abril de 2014


Bom e belo dia galera! Este novo post traz informações sobre alguns termos usados na aula passada:

Linguagem iconográfica


O termo “Iconografia” provém do grego “eikon” que significa imagem e “graphia” que significa escrita, “escrita da imagem”. A iconografia é uma forma de linguagem que agrega imagens na representação de determinado tema.A mesma estuda a origem e a formação das imagens.




STI  (Sistemas Tutores Inteligentes)


Na educação com computadores, na linha dos programas de apoio ao ensino, está situada a aplicabilidade dos Sistemas Tutores Inteligentes, que buscam potencializar a Informática Educativa através da aplicação de técnicas de Inteligência Artificial junto aos programas educativos (Eberspächer, 2002).
Os STIs são programas de computador com propósitos educacionais e que incorporam técnicas de IA, geralmente utilizando-se da tecnologia dos sistemas especialistas. Os STIs derivam dos programas CAI e oferecem vantagens sobre estes, porque podem simular o processo do pensamento humano, dentro de um determinado domínio, para auxiliar em estratégias nas soluções de problemas ou nas tomadas de decisões (Fowler, 1991).


IA (Inteligência artificial)


Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.Existente há décadas, esta área da ciência é grandemente impulsionada com o rápido desenvolvimento da informática e da computação, permitindo que novos elementos sejam rapidamente agregados à IA.

História
Iniciada dos anos 1940, a pesquisa em torno desta incipiente ciência eram desenvolvidas apenas para procurar encontrar novas funcionalidades para o computador, ainda em projeto. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, surgiu também a necessidade de desenvolver a tecnologia para impulsionar a indústria bélica.
Com o passar do tempo, surgem várias linhas de estudo da IA, uma delas é a biológica, que estuda o desenvolvimento de conceitos que pretendiam imitar as redes neurais humanas. Na verdade, é nos anos 60 em que esta ciência recebe a alcunha de Inteligência Artificial e os pesquisadores da linha biológica acreditavam ser possível máquinas realizarem tarefas humanas complexas, como raciocinar.
Inteligência ArtificialDepois de um período negro, os estudos sobre redes neurais volta à tona nos anos 1980, mas é nos anos de 1990 que ela tem um grande impulso, consolidando-a verdadeiramente como a base dos estudos da IA.

IA na vida real

Hoje em dia, são várias as aplicações na vida real da Inteligência Artificial: jogos, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, robótica (robôs auxiliares), dispositivos para reconhecimentos de escrita a mão e reconhecimento de voz, programas de diagnósticos médicos e muito mais.

IA na ficção



Um tema bastante recorrente em histórias de ficção científica, a Inteligência Artifical está presente em livros, desenhos animados e filmes. Um autor de grande destaque nesta área é o russo Isaac Asimov, autor de histórias de sucesso como O Homem Bicentenário e Eu, Robô. Ambas receberam adaptação para o cinema. Outra história que caiu nas graças do público foi AI: Inteligência Artificial, dirigido por Steven Spielberg.
Porém, nem tudo são flores na visão daqueles que levam a IA para a ficção. Filmes como 2001: Uma Odisséia no Espaço, dirigido por Stanley Kubrick, Matrix, de Andy e Larry Wachowski, e Exterminador do Futuro, dirigido por James Cameron, mostram como a humanidade pode ser subjugada por máquinas que conseguem pensar como o ser humano e ser mais frias e indiferentes a vida do que seus semelhantes de carne e osso.

A controvérsia
Máquinas pensando e agindo como humanos.. será?Baseando-se em histórias fictícias como as citadas anteriormente, não é difícil imaginar o caos que poderá ser causado por seres de metal, com um enorme poder físico e de raciocínio, agindo independentemente da vontade humana. Guerras desleais, escravidão e até mesmo a extinção da humanidade estão no rol das conseqüências da IA.
Por outro lado, robôs inteligentes podem ser de grande utilidade na medicina, diminuindo o número de erros médicos, na exploração de outros planetas, no resgate de pessoas soterradas por escombros, além de sistemas inteligentes para resolver cálculos e realizar pesquisas que poderão encontrar cura de doenças.
Como pode ser notado, a Inteligência Artificial é um tema complexo e bastante controverso. São diversos os pontos a favor e contra e cada lado tem razão em suas afirmações. Cabe a nós esperar que, independente dos rumos que os estudos sobre IA tomem, eles sejam guiados pela ética e pelo bom senso.






http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/t_2002/t_2002_raimundo_ose_macario_costa/Sti.htm
http://www.dicionarioinformal.com.br/fontes%20iconogr%C3%A1ficas/
http://www.infoescola.com/artes/iconografia/
http://www.tecmundo.com.br/intel/1039-o-que-e-inteligencia-artificial-.htm

segunda-feira, 7 de abril de 2014

APRENDER A APRENDER . ? ! ...



Boa Tarde Alunos!

Vídeo reflexivo... vamos deixar aqui seus comentários a cerca dessa mensagem e iniciar uma bela discussão??






5 ferramentas online que podem ajudar a escrever



Bom Dia Alunos!


Escrever bem é essencial para qualquer profissãoEntretanto, não são todas as pessoas que sentem facilidade na hora de elaborar um texto. O que fazer nesses casos? Confira 5 ferramentas online que irão ajudá-lo a desenvolver as suas habilidades de escrita.



Veja a matéria completa no link:

5 ferramentas online que podem ajudar a escrever


Boa Leitura!



Fonte: www.universia.com.br

domingo, 6 de abril de 2014

Conheça 8 pessoas que ajudaram no crescimento da educação online


Bom Dia Alunos,





Nos últimos anos, a educação por meio de cursos online tem crescido muito. Cada vez mais instituições renomadas oferecem aulas e palestras via internet, além de cursos completos que contam com a ajuda de um mentor. Para que isso fosse possível, 8 pessoas do mundo todo fizeram com que a educação online se transformasse em algo viável e presente em nossas vidas. Conheça essas personalidades:

Veja matéria completa no link:



Conheça 8 pessoas que ajudaram no crescimento da educação online



www.universia.com.br

LOGO


Boa Tarde Alunos!!!! 
Nesse novo post vamos trabalhar a definição de LOGO e 
algumas características importantes.



LOGO é uma linguagem de programação voltada para o ambiente educacional. Ela se fundamenta na filosofia construtivista e em pesquisas na área de Inteligência Artificial. A linguagem é usada para comandar um cursor, normalmente representado por uma tartaruga, com o propósito de ensinar ao cursor novos procedimentos além dos que ele já conhece, afim de criar desenhos ou programas. O grau de sofisticação desses desenhos ou programas depende do nível do usuário que pode ser tanto uma criança de 8 anos como um adulto, e podem ensinar ao cursor como desenhar um simples quadrado ou como plotar um gráfico complexo.


LOGO propõe uma metodologia de ensino que busca, através de uma linguagem semelhante à natural, facilitar a comunicação entre o usuário e o computador e proporcionar a criação de modelos através de formas geométricas e do raciocínio lógico. Propõe também, que o aluno seja ativo construtor de seus próprios conhecimentos, desenvolvendo assim sua capacidade intelectual. O professor deve permitir a reflexão do aluno, ao contrário do modelo tradicional onde reina o autoritarismo. O aluno através do erro, é condicionado a refletir novas formas de resolução do problema, ou seja, ele tem a chance de aprender com seus próprios erros e é estimulado a tentar.

"Quando acontece um erro, este torna-se um objeto de análise para que seja identificado e reformulado, desencadeando aprendizagem e desenvolvimento. Esse processo estabelece um ciclo de descrição-depuração - reflexão-depuração, que foi implantado na programação de computadores." Seymour Papert.

Entre as principais características da linguagem LOGO destacam-se:
  • Amigabilidade: É uma linguagem de fácil aprendizado e uso.
  • Modularidade e Extensibilidade: É possível criar novos comandos para a linguagem, usando a própria linguagem LOGO. Por exemplo podemos criar um comando quadrado, que desenha automaticamente um quadrado, ao invés de desenharmos cada um dos lados.
  • Interatividade: Oferece uma resposta imediata e mensagens informativas sobre o comando aplicado.
  • Flexibilidade: LOGO pode ser usado com crianças no ensino fundamental ou alunos de curso superior.
  • Capacidade: É uma linguagem de programação poderosa, possuindo ferramentas necessárias para criar programas com diversos graus de sofisticação.

O nome LOGO foi uma referência a um termo grego que significa: pensamento, ciência, raciocínio, cálculo, ou ainda, razão, linguagem, discurso, palavra.
A linguagem LOGO foi desenvolvida na década de 60 no MIT -Massachussets Institute of Technology, Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos - pelo matemático Seymour Papert. Em meados da década de 70 começou a ser testada fora dos laboratórios, e hoje é difundida em todo o mundo, e apontada por especialistas em educação como o melhor e mais importante software educacional.

A Filosofia LOGO:
No LOGO considera-se o erro como um importante fator de aprendizagem, o que oferece oportunidades para que o aluno entenda porque errou e busque uma nova solução para o problema, investigando, explorando, descobrindo por si próprio, ou seja, a aprendizagem pela descoberta.

REFERÊNCIA: 
http://algol.dcc.ufla.br/~bruno/wxlogo/docs/oquee.html

quinta-feira, 3 de abril de 2014



                                                              
Bom Dia Alunos!
Colocamos aqui alguns conceitos trabalhados na aula passada que irão nos auxiliar nos estudos:

                                           Autodidaxia


                                 


Capacidade de aprender não apenas sozinho, mas através de estudos sistemáticos de várias áreas do conhecimento humano, mas especialmente, na observação atenta do maior número de fenômenos da vida tendo em vista a grandeza imensurável da existência, diante da imensidão do universo.É o livre aprendizado sem qualquer forma de imposição, visando a evolução do ser em sua totalidade, através do processo de auto-conhecimento e de auto-crítica. 


                                           Colaboração


                             

O Processo de Colaboração pode ser definido como um  tipo de interação onde cada indivíduo contribui com seu trabalho como parte do esforço para ajudar num todo. Não há a  necessidade de uma discussão entre os envolvidos para pensar no conjunto da obra, mas é necessário uma contribuição para atingir o resultado que não se atingiria se cada um agisse isoladamente.

                                                                 Cooperar


 Operar juntamente com alguém; colaborar: todos cooperam para o desenvolvimento intelectual.

                                                          Mídias e infância


                                      

As mídias são ferramentas tecnológicas que costumeiramente a maioria das crianças fazem uso através de jogos eletrônicos, DVD, celulares, brinquedos com controle remoto etc. Crianças são facilmente introduzidas no mundo da  tecnologia por se adaptarem rapidamente.As mídias também são de grande importância  quando usadas no processo de aprendizagem.
                                                                          EAD


                           

EaD é a sigla para  Educação a Distância. É uma forma de ensino/aprendizagem mediados por tecnologias Ela possibilita que o aluno crie seu próprio horário para estudar pois geralmente as aulas são ministradas pela internet, e o aluno apenas comparece a instituição de ensino para realizar as provas. ue permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes.

                                             Dropbox
É uma tecnologia de computação nas nuvens. Serviço que deixa você carregar suas fotos, documentos e vídeos para qualquer lugar, e compartilhá-los facilmente. Qualquer arquivo que você salva no seu Dropbox irá automaticamente ficar salvo em todos os seus computadores, no seu smartphone ou tablet e no site do Dropbox. O Dropbox também facilita o compartilhamento com os outros. E se o seu computador derrete, você pode restaurar todos os seus arquivos do site do Dropbox com alguns cliques

                                            Web rádio


                       

Web rádio (também conhecido como Rádio via Internet ou Rádio Online) é o serviço de transmissão de áudio via Internet com a tecnologia streaming gerando áudio em tempo real, havendo possibilidade de emitir programação ao vivo ou gravada. Muitas estações tradicionais de rádio transmitem a mesma programação pelo meio convencional (transmissão analógica por ondas de rádio, limitado ao alcance do sinal) e também pela Internet, conseguindo desta forma a possibilidade de alcance global na audiência. Outras estações transmitem somente via Internet.

REFERÊNCIAS:
http://autodidaxia.blogspot.com.br/
http://setesys.com.br/blog/colaborar-e-cooperar-parte-i/
http://www.dicio.com.br/cooperar/
http://meuartigo.brasilescola.com/pedagogia/infancia-novas-midias.htmhttp://www.beabyte.com.br/blog/2012/03/mundo-android-o-que-e-o-dropbox-e-para-que-serve/