Nesse novo post vamos trabalhar a definição de LOGO e
algumas características importantes.
algumas características importantes.
LOGO é uma linguagem de programação voltada para o ambiente educacional.
Ela se fundamenta na filosofia construtivista e em pesquisas na área de
Inteligência Artificial. A linguagem é usada para comandar um cursor,
normalmente representado por uma tartaruga, com o propósito de ensinar ao
cursor novos procedimentos além dos que ele já conhece, afim de criar desenhos
ou programas. O grau de sofisticação desses desenhos ou programas depende do
nível do usuário que pode ser tanto uma criança de 8 anos como um adulto, e
podem ensinar ao cursor como desenhar um simples quadrado ou como plotar um
gráfico complexo.
LOGO propõe uma metodologia de ensino que busca, através de uma
linguagem semelhante à natural, facilitar a comunicação entre o usuário e o
computador e proporcionar a criação de modelos através de formas geométricas e
do raciocínio lógico. Propõe também, que o aluno seja ativo construtor de seus
próprios conhecimentos, desenvolvendo assim sua capacidade intelectual. O
professor deve permitir a reflexão do aluno, ao contrário do modelo tradicional
onde reina o autoritarismo. O aluno através do erro, é condicionado a refletir
novas formas de resolução do problema, ou seja, ele tem a chance de aprender
com seus próprios erros e é estimulado a tentar.
"Quando acontece um erro, este torna-se um
objeto de análise para que seja identificado e reformulado, desencadeando
aprendizagem e desenvolvimento. Esse processo estabelece um ciclo de
descrição-depuração - reflexão-depuração, que foi implantado na programação de
computadores." Seymour Papert.
Entre as principais características da linguagem
LOGO destacam-se:
O nome LOGO foi uma referência a um termo grego que significa: pensamento,
ciência, raciocínio, cálculo, ou ainda, razão, linguagem, discurso,
palavra.
A linguagem LOGO foi desenvolvida na década de 60 no MIT -Massachussets
Institute of Technology, Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos - pelo
matemático Seymour Papert. Em meados da década de 70 começou a ser
testada fora dos laboratórios, e hoje é difundida em todo o mundo, e apontada
por especialistas em educação como o melhor e mais importante software educacional.
A Filosofia LOGO:
No LOGO considera-se o erro como um importante fator de aprendizagem, o
que oferece oportunidades para que o aluno entenda porque errou e busque uma
nova solução para o problema, investigando, explorando, descobrindo por si
próprio, ou seja, a aprendizagem pela descoberta.
REFERÊNCIA:
http://algol.dcc.ufla.br/~bruno/wxlogo/docs/oquee.html
|
muito bom.
ResponderExcluirObrigada pela visita Dupla Camila e Priscylla.
ExcluirNaveguem pelo nosso blog, mais posts aguardam sua visita e comentários!!