Estamos
vivendo um momento no qual o acesso à informação é viabilizado por meio de
vários instrumentos tecnológicos, os quais possuem várias mídias e a junção de
várias mídias num mesmo dispositivo chamamos de convergência midiática.
Convergência Midiática é um conceito desenvolvido
por Henry
Jenkins1 e designa uma
tendência que os meios
de comunicação estão aderindo para poder se adaptar a internet,
consiste em usar este suporte como canal para distribuição de seu produto.
Assim os outros tipos de mídia podem
ser encontrados na internet. O jornalismo muitas vezes absorve as novas tecnologias para o seu aprimoramento e
eficácia, tendo nascido de uma grande invenção que foi a prensa
tipográfica, criada pelos chineses e depois aperfeiçoada por Johannes
Guttenberg. A fotografia até hoje usada, há muito tempo habita as
páginas dos jornais ajudando como complemento da comunicação escrita. O rádio e a televisão nos seus
primórdios já exibiam conteúdo jornalístico. Com o tempo esses veículos
construíram linguagens diferentes dependentes de suas características.
Com
o advento da internet os
meios de comunicação sofreram com as perdas de ibope e de assinaturas. As grandes
empresas prevendo não poder concorrer com essa nova tecnologia se aliaram a
ela, daí surge a convergência, onde as vária mídias podem ser encontradas na
internet. Esse processo não aconteceu repentinamente, até porque ainda vem
acontecendo. É uma tendência que já chegou no Brasil, a partir da experiências
de empresas estrangeiras e seguidas pelas nacionais.
Os
jornais impressos já adotaram a postura de convergir, a grande maioria dos
jornais já possuem site, existem diferentes formas como o conteúdo dos jornais
é exibido na internet. Alguns disponibilizam todo seu material que sai impresso
na rede, outros apenas para assinantes e há ainda os que só oferecem no site
algumas matérias, porém todos usam a internet como ferramenta de interação. Um
fenômeno típico da convergência midiatica é o uso de conteúdo em vídeo por
empresas de jornais impressos nos seus sites, isso acontece pela necessidade
que o leitor tem de ver algum assunto com mais velocidade, e pela facilidade
que as novas tecnologias oferecem na hora de fazer um vídeo, pois em tese
qualquer pessoa com um celular ou uma câmera de vídeo é capaz de gerar
notícias, e isso ainda integra mais o leitor ao jornal pois esse muitas vezes é
o gerador desses vídeos.
O
rádio ganhou maiores proporções com a internet, seu alcance passou a ser
mundial com as web rádios, a convergência midiática possibilitou à qualquer
usuário colocar suas produções radiofônicas na rede, sem precisar de uma
concessão do ministério das comunicações. A televisão digital é um bom exemplo
da convergência midiática, pois é uma junção da televisão tradicional com a
internet. As diferenças começam pela interatividade do telespectador com a
emissora, em tese o usuário é quem irá escolher a programação que prefere
assistir, será possível também acessar a internet e ter notícias em tempo real.
Outra
tecnologia que resume a convergência midiática é a dos smartphones. Aparelhos
móveis que misturam funções de computador, telefone, câmera digital, com acesso
a internet, player de música e vídeos, jogos eletrônicos e outras
possibilidades de interação, produção e acesso de conteúdo, convergindo assim
várias mídias em uma única máquina. A mobilidade se traduz na possibilidade de
criar e acessar conteúdos estando em movimento. Como exemplos desta função
podemos citar os vídeos amadores do atentado de 11 de setembro ao World Trade
Center e dos Tsunamis na Ásia, assim como os protestos contra governos e outros
movimentos em todo o mundo. A convergência também está presente no jornalismo
colaborativo, inserindo cada vez mais o internauta como consumidor-produtor de
conteúdo.
Referências:
http://convergenciadosmeios.wordpress.com/
JENKINS,
Henry, Cultura da Convergência. São Paulo :Aleph, 2008
(Edição em português).
Veja neste link uma reportagem acerca de um debate sobre este tema voltado para a educação: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2013/08/convergencia-das-midias-motiva-debate-sobre-educacao-na-jornada-de-literatura-4252360.html
Veja neste link uma reportagem acerca de um debate sobre este tema voltado para a educação: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2013/08/convergencia-das-midias-motiva-debate-sobre-educacao-na-jornada-de-literatura-4252360.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário