Hoje vamos conceituar HIPERTEXTO. No post anterior definimos o que é hiperlink e isso nos ajudará a entender. Hipertexto é o conjunto de links ou hiperlinks selecionados (ou clicados) num texto, caracterizado pela leitura não-linear seja este texto impresso ou digital. Um texto com vários caminhos (hiperlinks) permite ao leitor selecionar seus próprios interesses na leitura, ou seja, uma construção individual que são melhor lidos numa tela interativa: o mundo do WWW.
Os hipertextos podem sem classificados em dois tipos
básicos: os "exploratórios" e os "construtivos". A Internet pode ser considerada como o exemplo mais pungente de um hipertexto exploratório,
onde vários conjuntos de informações são conectados em uma ampla cadeia de
associações. Não é permitido ao usuário participar da construção e/ou alteração
de todos os nós da rede. Este tipo de hipertexto comporta, em seu sistema rizomático,
a existência de ambientes hipertextuais construtivos.
No hipertexto construtivo, cada usuário participa ativamente da construção do
texto, do conjunto das informações dispostas. Pode ou não existir uma
hierarquia para a participação de cada usuário, bem como regras de
participação.
A hipertextualidade se constitui através de textos
formados por hipertextos, que como já mencionado acima, tem por característica
básica apresentar o texto de forma não linear, ou seja, cada leitor pode seguir
por um caminho diferente, pois o texto é constituído por diversos hiperlinks,
que faz com que o leitor possa navegar por mundos diversos, aumentando as suas
informações. Este sistema global de informação pode incluir não só texto, mas
também imagem, animação, vídeo, som, etc., falando-se neste caso de hipermídia. Assim, através do hipertexto “a
expressão de uma idéia ou linha de pensamento pode incluir uma rede
multidimensional de indicadores apontando para novas formulações ou argumentos,
os quais podem ser evocados ou ignorados” (Negroponte, 1995, p. 66).
Se vocês entenderam o conceito de hipertexto notaram que construímos nossa definição criando um exemplo de hipertexto, onde através dos hiperlinks inseridos criamos ramificações para uma leitura não-linear cada um de nós fará um tipo de leitura e selecionaremos hiperlinks diferentes de acordo com nossos pensamentos cognitivos (escolhas e interesses), isso é um HIPERTEXTO!
Segue um vídeo para nos auxiliar ainda mais nesse entendimento:
http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2007/resumos/R0175-1.pdf
http://nehte.com.br/artigos/Hipertexto-Fabiana-Komesu.pdf
http://eadhipertextualidade.blogspot.com.br/2009/10/hipertextualidade-como-norteadora-de-um_22.html
http://revistas.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/164/131
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
Nenhum comentário:
Postar um comentário