quinta-feira, 20 de março de 2014

Glossário

AUTONOMIA: Faculdade de se governar por si mesmo; direito ou faculdade que tem uma noção de se reger por leis próprias.


AVA: Ambientes virtuais de aprendizagem (do inglês learning environment) são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela internet. Elaborados para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração de curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes como ferramenta para EAD e são usados para complementar aulas presenciais.


INTERAÇÃO: Diálogo entre pessoas que se relacionam ou que possuem algum tipo de convivência. 
Sociologia.: Agrupamento das relações ou ações entre os indivíduos pertencentes a um determinado grupo ou entre os grupos de uma mesma sociedade.        
                                                                

INTERATIVIDADE: Caráter ou condição de interativo; capacidade (de um equipamento, sistema de comunicação ou de computação, dentre outros) de interagir ou permitir interação.     
                                                                                                

MÍDIA: Designação genérica dos meios , veículos e canais de comunicação , como por ex: jornal revista, rádio televisão , outdoor, etc. Setor de agência de propaganda responsável pela veiculação de anúncios de mídia.  


OVA: Conforme Hay e Knaack (2007, p. 6) objetos de aprendizagem são todas as ferramentas interativas baseadas na web que apoiam o aprendizado de conceitos específicos incrementando, ampliando, ou           guiando o processo cognitivo   dos    aprendizes. Objetos Virtuais de Aprendizagem constituem-se em um novo parâmetro tecnológico que utiliza a elaboração de um material didático envolvendo conteúdos, interdisciplinaridades, exercícios e complementos. Isso tudo com os recursos da tecnologia. Esse novo tipo de material educativo tem padrões e formas para ser desenvolvido. Além disso, possibilita repensar o processo educativo considerando o espaço da virtualidade e suas possibilidades.        
        

Referências
BARROS, D. M. V.; ANTONIO JÚNIOR, W. O Uso de objetos de aprendizagem virtuais na educação básica: subsídios para inovação na escola pública. s/d. Disponível em: <http://aveb.univap.br/opencms/opencms/sites/ve2007neo/pt-BR/imagens/27-06-
07/Cognitivas/trabalho_122_wagner_a_anais.pdf>.


FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

HAY, R. H.; KNAACK, L. Evaluating the learning in learning objects. Open Learning: The Journal of Open and Distance Education, v. 22, n. 1, p. 5-28, 2007.


Site: Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal>.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog.
    Amanhã vocês irão apresentar a turma e faremos nossa avaliação e considerações.

    Mas... que tal atualizá-lo?

    Desejo sucesso!

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