domingo, 23 de março de 2014

O que é MOOC?

Massively Open Online Courses (MOOC), segundo Mata e Figueiredo (2013), é um modelo de curso on-line, com conteúdos de forma livre e aberta, acessível a qualquer pessoa, em qualquer lugar, por meio da internet. O qual apresenta como vantagem e característica principal o fato de permitir um engajamento ativo de dezenas ou centenas de milhares de estudantes que auto organizam sua participação de acordo com suas metas, conhecimentos prévios, habilidades e interesse comum. Uma outra vantagem marcante do MOOC é a formação de turmas, dessa forma, os cursos têm período de realização e uma equipe de formadores que atuam sincronicamente com os aprendizes. Isso pode ser visto na dissertação de mestrado de Gonçalves (2013) em que o mesmo mostra que o MOOC permite a criação de cursos de acesso livre para participação de um grande número de pessoas. É uma linha em curso visando a participação interativa em larga escala e em acesso livre via web.
Ainda segundo Mata e Figueiredo, os MOOC oferecem uma oportunidade estratégica para melhorar a qualidade da educação, bem como facilitar o diálogo político, a partilha de conhecimento e a capacitação de pessoas ao redor do mundo. Além disso, representam uma nova abordagem quando comparada com a visão atual do processo de ensino e aprendizagem em que existe uma visão mercantilista inerente, uma vez que permitem o acesso a conteúdos, sem que o aprendiz precise pagar por esse acesso.
Gonçalves (2013) mostra que os MOOC apareceram em 2008 dentro dos recursos educacionais abertos. Apesar de existirem várias definições para o mesmo conceito, estes possuem três pontos em comum a todas as acepções atualmente existentes:
·         Livres: qualquer pessoa se pode inscrever gratuitamente;
·         Larga escala: suporta um grande número de participantes (cursos de larga escala);
·        Simplicidade: é apenas necessário um professor para coordenar todas as informações que se encontram na respetiva rede.
O MOOC apresenta o fator flexibilidade como vantagem, no entanto, há dificuldade de interação e de avaliação, logo o grande desafio consiste em dar feedback personalizado e imediato aos utilizadores.

Referências
GONÇALVES, B. M. F. MOOC e b-Learning: uma proposta para o mestrado em TIC na educação e formação do Instituto Politécnico de Bragança. [Dissertação de mestrado]. Escola Superior de Educação de Bragança. Bragança, 2013.


MATTA, C. E.; FIGUEIREDO, A. P. S. MOOC: transformação das práticas de aprendizagem. ESUD, 2013. Disponível em: <http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/poster/AT1/113992.pdf>, acesso em: 20/03/2014.

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